sexta-feira, 28 de agosto de 2020

DUAS PERGUNTAS








Para quê ir até Jesus? Para comer pão até fartar? "Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo." (João 6.24,27) Habacuque dizia: "mas o justo viverá pela sua fé." (Habacuque 2.4) E na hora do deserto exclamou! "Embora as figueiras e videiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram nos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação! O Senhor, o Soberano, é a minha força." (Habacuque 3.17,19) Para que haja sempre em nós a seguinte oração: Senhor dá-nos entendimento para ir a ti da forma correta sobre quem tu és! E então exclamaremos! "Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação! O Senhor, o Soberano, é a minha força." (Habacuque 3.17,18)

José Andrade

sábado, 22 de agosto de 2020

UMA VOZ INCONFUNDÍVEL








"Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem." (João 7.45,46) Pois as suas palavras são eternidade para quem as ouve! "Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Coríntios 5.16,17) Por isso vivamos sempre em novidade de vida! Porque ele afirmou: "as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." (João 6.63) Para que possamos ter "um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida." (I Timóteo 6.19) Sim! "Jamais alguém falou como este homem." (João 7.45,46) O nosso Amado Senhor Jesus! "Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!" (Romanos 11.36)

José Andrade

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ANDA EM MINHA PRESENÇA








"Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito." (Gênesis 17.1) Pois "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Salmos 25.14) Sim! "Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança." (Salmo 111.5) "Ele sempre lembrará da sua aliança e, por milhares de gerações, cumprirá as suas promessas. Ele será fiel à aliança feita com Abraão e à promessa que fez com juramento a Isaque. Deus fez uma aliança com Jacó para sempre, fez com ele uma aliança eterna." (Salmo 105.8,10) "Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados." (Romanos 11.27) Porque "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22.20) Dizia o Senhor Jesus! "O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre); por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança." (Hebreus 7.21,20) Aquela aliança dita através de Jeremias; "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei." (Jeremias 31.33,34) Hoje na sua presença temos uma "circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." (Romanos 2.29)

José Andrade

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

CONSTRUINDO UMA IGREJA








"Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouvi-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos?" (Marcos 6.2) O espanto da sabedoria e milagres! "E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4.39,41) O espanto de ver a natureza obedecendo á sua voz! "Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados. E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" (Lucas 5.20,21) O espanto de vê-lo a perdoar pecados! "E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!" (Mateus 21.10,11) Este é o profeta esperado! E quando "Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: — Quem o povo diz que o Filho do Homem é? Eles responderam: — Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. — E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: — O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. Jesus afirmou: — Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la." (Mateus 16.13,18) Igreja são todos aqueles a quem o Pai revela o seu Filho! E que esta revelação esteja eternamente sobre a nossa vida!

José Andrade


domingo, 9 de agosto de 2020

A PALAVRA ESCRITA







"E a Palavra se fez carne e habitou entre nós." (João 1.14) Por isso a palavra escrita era o que formava os pensamentos do Senhor Jesus, preenchia o seu coração, e regulava os seus caminhos. As escrituras são a vontade do Pai transcrita, e esse foi sempre o seu deleite. Na tentação, aqueles escritos foram a sua defesa. Em seu ensino os estatutos do Senhor foram a sua autoridade. Em suas controvérsias com os escribas e fariseus, sempre apelou à lei e ao testemunho. E na hora da morte, a sua mente permanecia na palavra da verdade. “Sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede” (João 19.28) E João afirmou: "Aquele que é desde o princípio, nós mesmos o ouvimos e vimos. Nós o vimos com os nossos olhos e tocámos-lhe com as nossas próprias mãos. Ele é Jesus Cristo, a palavra da vida." (I João 1.1) E seja esta a nossa oração: "Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma." (Salmo 119.133) Pois "Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra." (Salmo 119.114)

José Andrade

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

VESTIU A NOSSA DOR








Quando o Senhor Jesus andava entre os homens, dava total prova da sua humanidade — humanidade sem pecado. Ele entrou neste mundo como bebé e estava envolto em panos. "Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura," (Lucas 2.7). Quando criança é-nos dito que, “crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.52). Quando menino, encontramo-lo interrogando os doutores: "Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os." (Lucas 2.46). Quando homem, seu corpo esteve cansado. "Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte," (João 4.6). Ele teve fome. "E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." (Mateus 4.2). Ele dormiu. "E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro;" (Marcos 4.38). Ele ficou admirado. "Admirou-se da incredulidade deles." (Marcos 6.6). Ele chorou. "Jesus chorou." (João 11.35). Ele orava. "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava." (Marcos 1.35). Ele alegrou-se. "Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre..." (Lucas 10.21). Ele gemeu internamente. "Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se." (João 11.33). E quando ouvimos a sua voz dizendo: “Tenho sede”. Isso demonstrava a sua humanidade. Deus não tem sede. Os anjos também não e nós não a teremos na glória: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede” (Apocalipse 7.16). Temos sede agora, porque somos humanos e estamos vivendo num mundo de dor. Cristo ficou sedento porque era homem: “Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos” (Hebreus 2.17). Na encarnação, o Verbo se fez carne e andou entre os homens. Ele não deixou de ser tudo o que era anteriormente, mas tomou para si o que não tinha antes — humanidade perfeita. Vestiu a nossa dor e nos amou eternamente! "Está consumado"!

José Andrade

domingo, 2 de agosto de 2020

O MOVER DO ESPÍRITO








Como o Espírito de Deus moveu Davi para dizer a respeito do Salvador vindouro: “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmo 69.21). Que maravilha completa foi a previsão desta profecia! Nenhum item essencial lhe faltou. Todo o detalhe importante da grande tragédia foi escrito de antemão. Assim como: A traição por um amigo íntimo "Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar." (Salmo 41.9) A deserção dos discípulos por ficarem escandalizados com ele. "Os meus inimigos zombam de mim, e os meus vizinhos também caçoam. Os meus conhecidos têm medo de mim e fogem quando me veem na rua." (Salmo 31.11) A acusação falsa. "Homens maus testemunham contra mim e me acusam de crimes que não cometi." (Salmo 35.11) O silêncio perante os seus juízes. “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." (Isaías 53.7) A sua ausência de culpa provada. "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca." (Isaías 53.9) O ser contado entre os transgressores. "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu." (Isaías 53.12) Ser crucificado. "Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés." (Salmo 22.16) A zombaria dos espectadores. "Tornei-me para eles objeto de opróbrio; quando me veem, meneiam a cabeça." (Salmo 109.25) O escárnio pelo não-livramento. "Todos os que me veem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: Confiou no Senhor! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer." (Salmo 22.7,8) O sorteio das suas vestes. "Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes." (Salmo 22.18) A oração pelos seus inimigos. "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu." (Isaías 53.12) O sepultamento na tumba de um rico. "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca." (Isaías 53.9) E que o mesmo Espírito hoje se mova em nós para vermos estas verdades cumpridas em Cristo, por amor da nossa vida!

José Andrade