segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O CAMINHO CERTO

“Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” (Salmos 128.1) Porque "O Senhor é bom e justo; ele tem prazer em ensinar o caminho certo aos pecadores. Ele conduz os humildes na justiça, e ensina a eles o seu caminho." (Salmo 25.8,9) Pois o seu conselho para Abrão foi: "Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17.1) Sim! "Este é o Deus cujo caminho é perfeito;" (Salmos 18.30) E o anuncio deste caminho era: "Graças à terna misericórdia de nosso Deus, a luz da manhã, vinda do céu, está prestes a raiar sobre nós, para iluminar aqueles que estão na escuridão e na sombra da morte e nos guiar ao caminho da paz." (Lucas 1.78,79) E quando Jesus chegou declara: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12) Porque “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim." (João 14.6) Pedro pregando sobre a descida do Espírito Santo e Davi, afirma: "Tu me mostraste o caminho da vida, e me encherás com a alegria de tua presença." (Atos 2.28) Como afirmava o salmo: "Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre." (Salmo 16.11)

José Andrade


sábado, 21 de agosto de 2021

A LUZ PELA QUAL VEMOS

Jesus "és a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9) "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Coríntios 5.7) Pois "A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos." (Hebreus 11.1) E por isso o concelho: "Mantenham o olhar firme em Jesus, autor e consumador da nossa fé." (Hebreus 12.2) "Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre." (II Coríntios 4.18) Mas a nossa natureza diz! "Tudo é tão cansativo que não há como descrever. Não importa quanto vemos, nunca ficamos satisfeitos; não importa quanto ouvimos, nunca nos contentamos." (Eclesiastes 1.8) E então afirma aquele pelo qual fomos feitos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28,30) Ele que é "a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." (João 1.8) Sim! "és a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9)

José Andrade


domingo, 15 de agosto de 2021

O QUE É TER A MENTE DE CRISTO?

Ter a mente de Cristo significa conhecer tanto a Ele como à sua Palavra e isso mediante a ação do Espírito Santo. Todo o que crê genuinamente deve viver cada dia da sua vida tendo a mente de Cristo. “Pois quem conheceu a mente do Senhor; para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) Dizia Paulo! Esta afirmação faz parte de um diálogo em que o apóstolo dos gentios fala aos Coríntios que a mensagem do Evangelho não está na sabedoria humana. Pois parece que alguns deles estavam criticando Paulo por não utilizar certas técnicas de retórica. Eles estavam influenciados pela filosofia grega e cobravam um tipo de evangelho mais atrativo ao gosto do homem. Eles não queriam apenas a pura mensagem do Evangelho, mas que essa mensagem viesse misturada à sabedoria humana. Paulo sabia que nenhuma técnica de retórica, nenhum discurso eloquente, é capaz de convencer o homem do seu pecado. Por isso ele diz que "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus." (I Coríntios 2.4,5) Paulo diz que a verdadeira sabedoria tem a sua origem em Deus e é comunicada aos que creem pelo Espírito Santo (I Coríntios 2.6,16). O Evangelho está focado na obra redentora de Cristo e é o eterno plano de Deus que conhecemos através das Escrituras reveladas pelo Espírito. Não há espaço algum para a filosofia humana! O Cristo crucificado é a verdadeira sabedoria, a sabedoria de Deus. Por isso "falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;" (I Coríntios 2.7)

José Andrade

terça-feira, 3 de agosto de 2021

COMO VIVEMOS?

"Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Coríntios 5.7) Aqueles que receberam o poder do evangelho dentro de si vivem desta forma! Pois "A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos." (Hebreus 11.1) "Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo." (I João 2.16) "Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre." (II Coríntios 4.18) Moisés "Pela fé, ele deixou o Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou como quem vê aquele que é invisível." (Hebreus 11.27) E nós na mesma fé "Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face a face. Tudo que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus já me conhece plenamente." (I Coríntios 13.12) "Contudo, vemos Jesus, que por pouco tempo foi feito “um pouco menor que os anjos” e que, por ter sofrido a morte, agora está coroado “de glória e honra”. Sim, pela graça de Deus, Jesus experimentou a morte por todos." (Hebreus 2.9) O Autor da nossa fé! Que é "a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9)

José Andrade