sexta-feira, 25 de junho de 2021

A COMPREENSÃO DA VIDA

"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." (Provérbios 2.6) Pois "O temor do Senhor é a chave da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a verdadeira compreensão da vida." (Provérbios 9.10) "Que Deus maravilhoso nós temos! Como é profunda a riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como é impossível a nós compreendermos as suas decisões e os seus caminhos!" (Romanos 11.33) Sim! “Quem dentre nós conheceu a mente do Senhor? Quem é que sabe o suficiente para ser seu conselheiro?” “E quem já deu alguma coisa a Deus para que ele pudesse recompensá-lo?” Todas as coisas vêm única e exclusivamente dele, por ele e para ele. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém." (Romanos 11.34,36) "Deus, porém, abriu os olhos dos que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, para verem que Cristo é o grandioso poder de Deus para salvá-los; o próprio Cristo é o centro do sábio plano de Deus para a salvação deles." (I Coríntios 1.24) Paulo afirmava: "Em minhas orações, peço que Deus, o Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê sabedoria espiritual e entendimento para que cresçam no conhecimento dele." (Efésios 1.16,17) Porque "Quando penso em tudo isso, caio de joelhos e oro ao Pai, o Criador de todas as coisas nos céus e na terra. Peço que, da riqueza de sua glória, ele os fortaleça com poder interior por meio de seu Espírito. Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes." (Efésios 3.14,17)

José Andrade


quarta-feira, 16 de junho de 2021

SEM A CORTINA

"Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até em baixo." (Mateus 27.51) Entre todos os fenômenos que ocorreram no momento da morte de Cristo, destaca-se o fato de que o véu do santuário em Jerusalém foi rasgado do alto a baixo. Deus estava invalidando todo o serviço de adoração que fosse oferecido naquele lugar e transferindo a atenção dos seus filhos para o santuário celestial. Depois de sua ressurreição, Jesus ascendeu ao Céu e entrou no templo que não foi feito por mãos humanas. Foi “Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo” (Hebreus 10:20). O corpo de Cristo foi rasgado para que não haja mais cortinas de separação entre Ele e os seus filhos. "Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é a cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor." (Hebreus 9.24) Por isso "Temos um altar do qual os que servem no tabernáculo não têm direito de comer." (Hebreus 13.10) Pois "A primeira aliança tinha ordenanças para o culto e um santuário terreno." (Hebreus 9.1) "Com isso, o Espírito Santo mostra que o caminho para o lugar santíssimo não está revelado, enquanto a primeira tenda ainda existe. Isso é uma figura para o tempo presente e, segundo ela, quanto à consciência, tanto ofertas como sacrifícios que se oferecem não podem aperfeiçoar quem presta o culto. Essas coisas se referiam somente à comida, bebida e às diversas lavagens cerimoniais, ordenanças humanas impostas até o tempo de uma reforma. Mas Cristo, vindo como sumo sacerdote dos bens já presentes, por meio do tabernáculo maior e mais perfeito, não erguido por mãos humanas, isto é, não desta criação, e não por meio do sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no lugar santíssimo e obteve eterna redenção." (Hebreus 9.8,12) Paulo orando pelos que creem afirma: "fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração," (Efésios 1.16,18)

José Andrade

sexta-feira, 11 de junho de 2021

AQUELA NOTÍCIA

As mulheres ao chegarem no túmulo de Jesus, um sentimento completamente diferente do que haviam experimentado tomou conta delas. Pois prostradas, ouviram da boca de dois homens vestidos de luz a frase que mudou as suas vidas e de toda a humanidade: "Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou." (Lucas 24:5,6) E como testemunhas, elas disseram: “Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.” (Lucas 24:6,7) Aquela notícia era a evidência de que há esperança para humanidade. Se Jesus ressuscitou, a morte não é mais um inimigo invencível para nós. Essa informação é a tônica do evangelho que, literalmente, significa boa notícia. Por isso Jesus logo no início do seu ministério afirmou: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." (Marcos 1.15)

José Andrade


segunda-feira, 7 de junho de 2021

LAVADOS PARA AMAR

"Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por méritos de atos de justiça que houvéssemos praticado, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo, que ele derramou amplamente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3.4,7) Pois quando somos lavados por tão grande verdade, recebemos o seguinte concelho: "Amem as pessoas sem fingimento. Odeiem tudo que é mau. Apeguem-se firmemente ao que é bom." (Romanos 12.9) "Uma vez que vocês foram purificados de seus pecados quando obedeceram à verdade, tenham como alvo agora o amor fraternal sem fingimento. Amem uns aos outros sinceramente, de todo o coração." (I Pedro 1.22) Porque "aqueles que fazem o que Cristo manda aprenderão a amar a Deus cada vez mais. Essa é a maneira de saber se você é ou não seguidor de Cristo. Qualquer um que diga que é servo de Cristo deve viver como Cristo viveu." (I João 2.5,6)

José Andrade