quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

ALGUMAS NOTAS DO NATAL







"Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus connosco”. Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus." (Mateus 1.18,25) O Deus pelo qual tudo veio a existir entrando num ventre de uma virgem. Realmente a fé e o seu Autor para nós é um absurdo na sua forma de agir. Pois não é para entender como uma virgem engravidou e sim para crer. Porque ela mesma vive um conflito. Uma experiência de fé na Pessoa de Jesus. "Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela." (Lucas 1.34,38) "Então Maria disse: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador! Porque ele prestou atenção na humildade da sua serva." (Lucas 1.46,47) Foi humilde para crer! E "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança de Isabel agitou-se dentro dela, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Isabel deu um grito de alegria e exclamou: “Você é abençoada por Deus entre as outras mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz. Que grande honra é esta, que a mãe do meu Senhor me visite! Quando você entrou e me saudou, no momento em que ouvi sua voz, de alegria o meu bebê moveu-se dentro do meu ventre! Você creu que Deus faria o que disse; e por isso é que ele deu-lhe essa maravilhosa bênção”." (Lucas 1.41,45) Quando carregamos o fruto do Espírito Santo dentro de nós e encontramos alguém que também carrega, estas pessoas reconhecem-se. Estas pessoas celebram mutuamente. Notamos por exemplo que Natal para Zacarias e Isabel é o privilégio de participar da história de Deus. E este deve ser o nosso exemplo!

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

NÃO HÁ QUEM NOS ENTENDA

Muitas vezes na vida não há quem nos entenda! Assim como percebermos Deus no nosso caminho! Jó quando enfrentou a maior luta da sua vida afirmou: "Eu sei que o meu Redentor vive e finalmente se colocará a meu favor sobre a terra. Eu sei que depois que a minha carne for consumida, sem ela estarei na presença de Deus. Sim, eu verei Deus face a face! Ninguém vai precisar me contar coisas sobre ele! Como desejo que esse dia chegue logo!" (Jó 19.25,27) E por vezes exclamava! "Eis que, se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. Se opera à esquerda, não o vejo; esconde-se à direita, e não o diviso. Mas ele sabe o meu caminho;" (Jó 23.8,10) Quando Jesus tratava dos seus discípulos e "chegou a Simão Pedro, este lhe disse: “Mestre, o Senhor vai lavar os meus pés?” Jesus respondeu: “Você não entende agora por que eu estou fazendo isso; mais tarde, porém, entenderá”." (João 13.6,7) "Eu lhes digo a verdade: vocês chorarão e se lamentarão pelo que acontecerá comigo, mas o mundo se alegrará. Ficarão tristes, mas sua tristeza se transformará em alegria. No trabalho de parto, a mulher sente dores, mas, quando o bebê nasce, sua angústia dá lugar à alegria, pois ela trouxe ao mundo uma criança. Da mesma forma, agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente; então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria." (João 16.20,22) E "Depois que ele ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram do que ele tinha dito e creram nas Escrituras e em suas palavras." (João 2.22) Sim! Quando Jesus explica a sua partida e a obra do Espírito Santo afirma: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16.33) Assim como Jó na sua experiência pessoal e íntima com Deus declarou: "Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos." (Jó 42.5) Não desmereça as suas lutas, apresente-as a Jesus! Ele venceu o mundo e lhe dará a compreensão de todas elas junto com a solução!

José Andrade


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

OBSERVAR PARA COMPREENDER

 "Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado," (Romanos 1.20) Na natureza assim observamos e compreendemos a criação! Na consciência do homem lemos assim: "De fato, quando os gentios que não têm Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, muito embora não possuam a Lei; pois demonstram claramente que os mandamentos da Lei estão gravados em seu coração. E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, em outros momentos lhe servindo por defesa." (Romanos 2.14,15) Na palavra é dito que: "Havendo Deus, desde a antiguidade, falado, em várias ocasiões e de muitas formas, aos nossos pais, por intermédio dos profetas, nestes últimos tempos, nos falou mediante seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo o que existe e por meio de quem criou o Universo." (Hebreus 1.1,2) E esta palavra que se fez carne, em oração dizia: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;" (João 17.20) Porque "quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos." (Gálatas 4.4,5) "Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas." (II Coríntios 5.19) E na unção do Espírito compreendemos que: "Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou." (I João 2.27) Sim! "Deus, com seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para si por meio de sua glória e excelência." (II Pedro 1.3) Ámen!

José Andrade

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O CAMINHO CERTO

“Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” (Salmos 128.1) Porque "O Senhor é bom e justo; ele tem prazer em ensinar o caminho certo aos pecadores. Ele conduz os humildes na justiça, e ensina a eles o seu caminho." (Salmo 25.8,9) Pois o seu conselho para Abrão foi: "Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17.1) Sim! "Este é o Deus cujo caminho é perfeito;" (Salmos 18.30) E o anuncio deste caminho era: "Graças à terna misericórdia de nosso Deus, a luz da manhã, vinda do céu, está prestes a raiar sobre nós, para iluminar aqueles que estão na escuridão e na sombra da morte e nos guiar ao caminho da paz." (Lucas 1.78,79) E quando Jesus chegou declara: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12) Porque “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim." (João 14.6) Pedro pregando sobre a descida do Espírito Santo e Davi, afirma: "Tu me mostraste o caminho da vida, e me encherás com a alegria de tua presença." (Atos 2.28) Como afirmava o salmo: "Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre." (Salmo 16.11)

José Andrade


sábado, 21 de agosto de 2021

A LUZ PELA QUAL VEMOS

Jesus "és a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9) "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Coríntios 5.7) Pois "A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos." (Hebreus 11.1) E por isso o concelho: "Mantenham o olhar firme em Jesus, autor e consumador da nossa fé." (Hebreus 12.2) "Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre." (II Coríntios 4.18) Mas a nossa natureza diz! "Tudo é tão cansativo que não há como descrever. Não importa quanto vemos, nunca ficamos satisfeitos; não importa quanto ouvimos, nunca nos contentamos." (Eclesiastes 1.8) E então afirma aquele pelo qual fomos feitos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28,30) Ele que é "a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." (João 1.8) Sim! "és a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9)

José Andrade


domingo, 15 de agosto de 2021

O QUE É TER A MENTE DE CRISTO?

Ter a mente de Cristo significa conhecer tanto a Ele como à sua Palavra e isso mediante a ação do Espírito Santo. Todo o que crê genuinamente deve viver cada dia da sua vida tendo a mente de Cristo. “Pois quem conheceu a mente do Senhor; para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) Dizia Paulo! Esta afirmação faz parte de um diálogo em que o apóstolo dos gentios fala aos Coríntios que a mensagem do Evangelho não está na sabedoria humana. Pois parece que alguns deles estavam criticando Paulo por não utilizar certas técnicas de retórica. Eles estavam influenciados pela filosofia grega e cobravam um tipo de evangelho mais atrativo ao gosto do homem. Eles não queriam apenas a pura mensagem do Evangelho, mas que essa mensagem viesse misturada à sabedoria humana. Paulo sabia que nenhuma técnica de retórica, nenhum discurso eloquente, é capaz de convencer o homem do seu pecado. Por isso ele diz que "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus." (I Coríntios 2.4,5) Paulo diz que a verdadeira sabedoria tem a sua origem em Deus e é comunicada aos que creem pelo Espírito Santo (I Coríntios 2.6,16). O Evangelho está focado na obra redentora de Cristo e é o eterno plano de Deus que conhecemos através das Escrituras reveladas pelo Espírito. Não há espaço algum para a filosofia humana! O Cristo crucificado é a verdadeira sabedoria, a sabedoria de Deus. Por isso "falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;" (I Coríntios 2.7)

José Andrade

terça-feira, 3 de agosto de 2021

COMO VIVEMOS?

"Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (II Coríntios 5.7) Aqueles que receberam o poder do evangelho dentro de si vivem desta forma! Pois "A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos." (Hebreus 11.1) "Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo." (I João 2.16) "Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre." (II Coríntios 4.18) Moisés "Pela fé, ele deixou o Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou como quem vê aquele que é invisível." (Hebreus 11.27) E nós na mesma fé "Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face a face. Tudo que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus já me conhece plenamente." (I Coríntios 13.12) "Contudo, vemos Jesus, que por pouco tempo foi feito “um pouco menor que os anjos” e que, por ter sofrido a morte, agora está coroado “de glória e honra”. Sim, pela graça de Deus, Jesus experimentou a morte por todos." (Hebreus 2.9) O Autor da nossa fé! Que é "a fonte de vida, a luz pela qual vemos." (Salmos 36.9)

José Andrade

terça-feira, 27 de julho de 2021

INTERCEDE POR NÓS

"É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós." (Romanos 8.34) Pois assim "Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus." (Atos 7.55,56) "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." (Romanos 8.27) Como "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8.26) "Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hebreus 7.25) Por toda esta visão daquele que verdadeiramente intercede por nós! "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé," ((Hebreus 10.19,22)

José Andrade

quarta-feira, 21 de julho de 2021

RESISTIR À TENTAÇÃO

No deserto os olhos do Senhor Jesus cercados de tanta tristeza e desolação, contemplam agora uma cena de uma beleza e prosperidade sem igual. E ouve então a voz do tentador: “Dar-Te-ei a Ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; portanto, se Tu me adorares, tudo será Teu.” (Lucas 4.6,7) A Terra pertence a Deus e confiou ao seu Filho todas as coisas. Adão devia reinar em sujeição a Cristo. "Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." (Salmo 115.16) Ao atraiçoar Adão a sua soberania, entregando-a às mãos do Diabo, mas Cristo permaneceu ainda com todo o direito, sendo o Rei. Assim disse o Senhor ao rei Nabucodonosor: “O Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer”. (Daniel 4.17) Por isso “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós”. (Tiago 4:7,8) Porque “Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro.” (Provérbios 18.10) 

José Andrade

 

segunda-feira, 12 de julho de 2021

NO TEMPO CERTO

"A menor família se tornará mil pessoas, e o grupo mais minúsculo, uma nação poderosa. No tempo certo, eu, o Senhor, farei isso acontecer." (Isaías 60.22) "Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará." (I Pedro 5.6) Porque "Até a cegonha que voa pelos céus sabe a época de migrar, assim como a rolinha, a andorinha e o grou; todos voltam no tempo certo a cada ano. Meu povo, contudo, não conhece os decretos do Senhor." (Jeremias 8.7) "Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho," (Gálatas 4.4) E "Como são felizes os que fazem o que é certo e praticam a justiça todo o tempo!" (Salmos 106.3) Recebendo e obedecendo a ele! Sim! "Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz." (Salmos 1.3) Pois "Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu." (Eclesiastes 3.1) "Quem é sábio encontrará o tempo e o modo apropriado de fazer o que é certo," (Eclesiastes 8.5) Já Deus no passado afirmava: “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra." (Jeremias 33.15) "Pois Deus diz: “No tempo certo, eu o ouvi; no dia da salvação, eu lhe dei socorro”. De fato, agora é o “tempo certo”. Hoje é o dia da salvação!" (II Coríntios 6.2) Receba agora Jesus em seu coração!

José Andrade


segunda-feira, 5 de julho de 2021

UMA VIDA SEM IGUAL

"Jesus realizou ainda muitas outras coisas; se elas fossem escritas uma por uma, creio que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos." (João 21.25) João entendeu que por mais que escrevesse, era impossível descrever quanta vida continha o seu salvador. E é nesta conclusão que eu e você devemos nos refugiar, pois a partir dela é onde o princípio do abraço para o mundo da oração acontece. Colocando a nossa vida aos seus pés e suplicando a sua bendita misericórdia. Pois quando a sua graça nos alcança acontece: "Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim." (João 7.38) Penso que esta tenha sido a compreensão de João ao concluir o seu livro. Depois de três anos a conviver diretamente com Jesus, o discípulo do amor entendeu a excelência e a grandeza inigualável do seu Senhor. De uma maneira humilde, reconheceu a sua incapacidade de fornecer um relato completo da Pessoa mais espetacular que pisou o nosso mundo. Assim termino suplicando! Senhor Jesus! És tão precioso para mim! A tua salvação me alcançou e transformou todo o meu ser! Suplico-te que todos os dias continues te revelando para mim! Assim como a todos os que têm feito de ti o Mestre da vida! Obrigado pelas pegadas da salvação que deixaste! Continuo a te seguir e estou ansioso pelo dia em que poderei finalmente te encontrar! Vem logo, Senhor Jesus!

José Andrade

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O PERDÃO É DERRAMADO

"E os pensamentos mais profundos de muitos corações serão revelados. E a tristeza, como uma espada, atravessará a sua alma." (Lucas 2.35) Disse Simeão a Maria! Porque "O calor e o fogo purificam a prata e o ouro, mas o Senhor prova os corações." (Provérbios 17.3) "pois ele conhece os segredos de cada coração!" (Salmo 44.21) E assim "Deus, que conhece os corações dos homens, confirmou o fato de que ele aceita também os que não são judeus ao dar a estes o Espírito Santo, tal como ele deu a nós. E não fez distinção entre nós e eles, porque purificou a vida deles por meio de fé, tal como fez com a nossa." (Atos 15.8,9) Disse Pedro aos judeus! E Paulo aos Coríntios afirma: "Eles podem ver que vocês são uma carta de Cristo, escrita por nós. Carta escrita não com pena e tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo; não esculpida em tábuas de pedra, mas em corações humanos." (II Coríntios 3.3) "Assim, tenham cuidado de não tirarem conclusões apressadas, antes da volta do Senhor. Quando o Senhor voltar, derramará luz sobre o que está oculto nas trevas e mostrará as intenções do coração. Então todos saberão com que intenção temos feito a obra do Senhor. Naquele momento cada um receberá a aprovação de Deus que merecer." (I Coríntios 4.5) Que demonstração deu o Senhor Jesus diante de uma casa cheia de gente e mestres da lei! "Quando Jesus viu a fé tão intensa deles, disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados!” Mas alguns dos mestres da lei que estavam sentados ali pensavam no seu íntimo: “Isto é uma blasfêmia! Será que ele acha que é Deus? Quem pode perdoar pecados a não ser Deus?” Jesus logo percebeu em seu íntimo o que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que isso está perturbando vocês? O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue a sua cama e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados, disse ao paralítico: Eu digo a você: ‘Pegue a sua esteira e vá para casa!’ No mesmo instante o homem se levantou, pegou a sua esteira, e saiu diante de todos os presentes, que ficaram admirados e louvaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.5,12)

José Andrade

 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

A COMPREENSÃO DA VIDA

"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." (Provérbios 2.6) Pois "O temor do Senhor é a chave da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a verdadeira compreensão da vida." (Provérbios 9.10) "Que Deus maravilhoso nós temos! Como é profunda a riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como é impossível a nós compreendermos as suas decisões e os seus caminhos!" (Romanos 11.33) Sim! “Quem dentre nós conheceu a mente do Senhor? Quem é que sabe o suficiente para ser seu conselheiro?” “E quem já deu alguma coisa a Deus para que ele pudesse recompensá-lo?” Todas as coisas vêm única e exclusivamente dele, por ele e para ele. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém." (Romanos 11.34,36) "Deus, porém, abriu os olhos dos que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, para verem que Cristo é o grandioso poder de Deus para salvá-los; o próprio Cristo é o centro do sábio plano de Deus para a salvação deles." (I Coríntios 1.24) Paulo afirmava: "Em minhas orações, peço que Deus, o Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê sabedoria espiritual e entendimento para que cresçam no conhecimento dele." (Efésios 1.16,17) Porque "Quando penso em tudo isso, caio de joelhos e oro ao Pai, o Criador de todas as coisas nos céus e na terra. Peço que, da riqueza de sua glória, ele os fortaleça com poder interior por meio de seu Espírito. Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes." (Efésios 3.14,17)

José Andrade


quarta-feira, 16 de junho de 2021

SEM A CORTINA

"Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até em baixo." (Mateus 27.51) Entre todos os fenômenos que ocorreram no momento da morte de Cristo, destaca-se o fato de que o véu do santuário em Jerusalém foi rasgado do alto a baixo. Deus estava invalidando todo o serviço de adoração que fosse oferecido naquele lugar e transferindo a atenção dos seus filhos para o santuário celestial. Depois de sua ressurreição, Jesus ascendeu ao Céu e entrou no templo que não foi feito por mãos humanas. Foi “Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo” (Hebreus 10:20). O corpo de Cristo foi rasgado para que não haja mais cortinas de separação entre Ele e os seus filhos. "Cristo não entrou num Lugar Santo feito por seres humanos, que é a cópia do verdadeiro Lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor." (Hebreus 9.24) Por isso "Temos um altar do qual os que servem no tabernáculo não têm direito de comer." (Hebreus 13.10) Pois "A primeira aliança tinha ordenanças para o culto e um santuário terreno." (Hebreus 9.1) "Com isso, o Espírito Santo mostra que o caminho para o lugar santíssimo não está revelado, enquanto a primeira tenda ainda existe. Isso é uma figura para o tempo presente e, segundo ela, quanto à consciência, tanto ofertas como sacrifícios que se oferecem não podem aperfeiçoar quem presta o culto. Essas coisas se referiam somente à comida, bebida e às diversas lavagens cerimoniais, ordenanças humanas impostas até o tempo de uma reforma. Mas Cristo, vindo como sumo sacerdote dos bens já presentes, por meio do tabernáculo maior e mais perfeito, não erguido por mãos humanas, isto é, não desta criação, e não por meio do sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no lugar santíssimo e obteve eterna redenção." (Hebreus 9.8,12) Paulo orando pelos que creem afirma: "fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração," (Efésios 1.16,18)

José Andrade

sexta-feira, 11 de junho de 2021

AQUELA NOTÍCIA

As mulheres ao chegarem no túmulo de Jesus, um sentimento completamente diferente do que haviam experimentado tomou conta delas. Pois prostradas, ouviram da boca de dois homens vestidos de luz a frase que mudou as suas vidas e de toda a humanidade: "Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou." (Lucas 24:5,6) E como testemunhas, elas disseram: “Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.” (Lucas 24:6,7) Aquela notícia era a evidência de que há esperança para humanidade. Se Jesus ressuscitou, a morte não é mais um inimigo invencível para nós. Essa informação é a tônica do evangelho que, literalmente, significa boa notícia. Por isso Jesus logo no início do seu ministério afirmou: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." (Marcos 1.15)

José Andrade