terça-feira, 30 de junho de 2020

A ORAÇÃO E O PERDÃO

O Senhor Jesus enquanto caminhava no seu ministério terreno perdoava da seguinte forma: Para um paralítico, "Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados." (Mateus 9.2) À mulher que lavou os seus pés com lágrimas, na casa de Simão, ele disse: “Os teus pecados te são perdoados” (Lucas 7.48) Ele era o Filho de Deus que se tornou o Filho do homem. E disse: “O Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” (Mateus 9.6) Ao mesmo tempo dizia: "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo." (João 12.32) E quando assumiu a nossa total natureza pendurado na cruz, afirmou como qualquer um de nós! "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23.34) "Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hebreus 7.25) Perdoou como Deus e pediu perdão como qualquer homem! Adorado seja o Cristo o Filho do Deus Vivo, na vida de todo o que crê!

José Andrade

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A ORAÇÃO E A CONVERSÃO

"E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu," (Lucas 3.21) Começou o seu ministério orando. "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23.34) Acabou o seu ministério orando. Muitas vezes queremos pregar e ensinar sem orar e Jesus começou e acabou o seu ministério orando. Que lição! Por outro lado sabermos com quem estamos falando. E para isso temos que ir às escrituras encontrar a palavra que se fez carne e nos amou até à sua última oração. Sim, "tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim." (João 13.1) A pregação de Pedro carregava a oração de Jesus! Repare: "E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer." (Atos 3.17,18) Tinham feito por ignorância, por isso "perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23.34) "Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil." (Atos 4.4) Como a oração de perdão do Senhor Jesus trás milhares de conversões!

José Andrade


segunda-feira, 22 de junho de 2020

DA TRISTEZA PARA A ALEGRIA

"Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo." (Salmo 31.9) "Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece dentro de mim." (Jeremias 8.18) Assim muitas vezes estamos nos embates desta vida! Sim, "Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o Senhor tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso." (Jeremias 45.3) Pois "A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra." (Salmo 119.28) Esta palavra encarnada que "Depois, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza;" (Lucas 22.45) A pior de todas as tristezas, a de perder Jesus! "Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar." (João 16.22) "Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." (II Coríntios 7.10) Este é o concelho: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." (Filipenses 4.4) Porque "Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação." (Isaías 12.3) E quando assim acontece exclama-mos! "Como sou feliz por causa das tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro!" (Salmo 119.162)

José Andrade

quinta-feira, 18 de junho de 2020

ABANDONADO

"Os insultos partiram o meu coração, e estou desesperado. Esperei que alguém tivesse pena de mim, mas ninguém teve; esperei que alguém viesse me consolar, porém ninguém apareceu." (Salmo 69.20) Foi abandonado até pelos próprios amigos. E quando orava intensamente até o seu suor ficou como gotas de sangue. "Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.” (Lucas 22.43) Este foi apenas o seu consolo e assim ele suportou. "Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim." (João 13.1) "E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados." (I João 4.10) O seu Filho foi abandonado e ficou só, para poder unir todos aqueles que creem no seu Pai que é Amor!

José Andrade

sábado, 13 de junho de 2020

O DOM DA PROFECIA

"Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia." (I Coríntios 14.1) Porque o Senhor Jesus afirmava que "entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele." (Lucas 7.28) Sim! João sendo o maior de todos os profetas "veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele." (João 1.7) "Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Apocalipse 19.10) E a revelação de Deus para nós hoje é que, "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles." (Hebreus 1.1,4) Esta é a mensagem profética que precisamos em todo o nosso ser a fim de recebermos vida!

José Andrade


terça-feira, 9 de junho de 2020

PELO QUE FAZEM

A palavra de Deus na nossa boca e na dos outros, o que vai definir quem fala é a vida que cada um vive. "Porque de uma boca sai bênção ou maldição e a boca fala o que está cheio o seu coração. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!" (Tiago 3.9,10) Que chamada de atenção o Espírito Santo faz através de Tiago! O Senhor Jesus afirmava aos fariseus que viviam na hipocrisia: "Raças de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12.34) Mas "O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução." (Provérbios 16.23) Uma instrução através da forma que vivem e não apenas porque falam a palavra da verdade. Pois muitos falam mas não vivem o que pregam. É por isso que o joio fala tão bonitinho como se fosse o trigo. "Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem." (Mateus 7.20)

José Andrade

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O VALOR DA SUA PALAVRA

"Eu lhes escrevi todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho." (Oseias 8.12) Sim, "Deixei por escrito minha revelação a eles, e fazem de conta que não sabem ler." (Oseias 8.12) Assim muitas vezes o ser humano trata as escrituras, mas a prioridade do Espírito é: "E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado,…" (João 16.8) Porque a nossa condição é que, "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus. Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo." (Romanos 3.23,27) Por isso “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” (Atos 10.44) E "Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele." (João 14.23) Dar ouvidos á sua voz através da sua palavra, para que ele sempre nos habite!

José Andrade