quinta-feira, 30 de abril de 2020

POR MEIO DA AFLIÇÃO

"Ao aflito livra por meio da sua aflição, e por meio da opressão lhe abre os ouvidos." (Jó 36.15) Para ver o quanto a sua palavra nos ilumina trazendo a verdade em Cristo. "Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu." (Salmo 22.24) Sim! "Contudo, atentou para a sua aflição, quando ouviu o seu clamor;" (Salmo 106.44) Dizendo: "Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueço da tua lei." (Salmo 119.153) E por fim afirmar no final das horas de dor: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos." (Salmo 119.71) Pois a hora da dor é uma grande escola para aprender a viver com o Senhor Jesus! Porque ele afirmou: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6.37)

José Andrade

domingo, 26 de abril de 2020

PORQUE ME DESAMPARASTE

Porque Jesus foi humano podemos descansar, sabendo que ele tem o mesmo sentimento que nós! Mas quantas vezes, dize-mos para Deus: “Meu Deus, por que o Senhor me abandonou, por que deixou isto acontecer?“ Mas ele também afirmou: "...Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46) Provando a nossa natureza! Provou deceção - "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!" (Mateus 13.34) Frustração - “Ó geração sem fé e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos terei de suportar?" (Mateus 17.17) Tristeza - "E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai." (Marcos 14.34) O abandono - "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Isaías 53.3) Por fim naquela cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46) Para nos mostrar em quem devemos confiar, mesmo no último suspiro de vida! "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lucas 23.46) Como ele foi tão claro quando afirmou: "...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." (Mateus 11.29) Que nas nossas lutas mais árduas possamos ouvir a sua voz nos dizendo: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (Hebreus 13.5) Amado da minha alma!

José Andrade

terça-feira, 21 de abril de 2020

O DOM DA FÉ 

Lemos em Efésios 2.1,9, que somos “salvos pela graça, por meio da fé” Mas vamos entendê-la! Porque a luz está para os meus olhos, assim como a palavra de Deus está para a fé. "A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão." (I João 1.5) A fé é uma revelação de Deus por meio da sua palavra mostrando o seu Filho! Se não há palavra de Deus não há fé. "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." (Romanos 10.17) A palavra vem de Jesus para Pedro e deu-lhe o firme fundamento e segurança para andar até Jesus sobre as águas. Isto é fé no que Jesus diz, no seu caráter. Mas quando Pedro começou a olhar para si afundou. Como esta fé atua? "Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor." (Gálatas 5.6) Se não tivermos o suporte de Deus que é Amor afundamos como Pedro. Porque não é ter qualquer vínculo com alguma instituição ou denominação, seja ela qual for. Ou também qualquer sistema deste mundo, não é também a razoabilidade, não é explicação, é em Cristo Jesus que o dom é dado por Deus. A fé atuando pelo amor. Concluímos que a fé tem a característica de se mover pelo amor, mas não num amor circunstancial e sim um amor incondicional.

José Andrade

quarta-feira, 15 de abril de 2020

O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

Jesus foi tão claro dizendo: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17.3) Porque "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador." (Isaías 43.11) E desde a antiguidade afirmava-se: "Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há." (Deuteronómio 4.39) Sim! "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." (Deuteronómio 6.4) Pois "Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força." (Marcos 12.28,30) Seja este o nosso único Deus verdadeiro!

José Andrade

sexta-feira, 10 de abril de 2020

TÃO GRANDE SALVAÇÃO

"Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade." (Hebreus 2.1,4) Pois "Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar." (I Pedro 1.10,12) Até os anjos desejam saber da nossa relação com o nosso criador e que tão grande salvação nos trouxe. Mas mesmo assim muitos até sabendo, não querem saber de quem os criou!

José Andrade  

domingo, 5 de abril de 2020

O NOME DE DEUS

O nome de Deus existe antes da criação da terra! Pois "Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!" (Provérbios 30.4) Este versículo está falando de coisas que existiram antes da criação da Terra. Na eternidade não existia um Pai e um Filho juntos. O jeito que o Filho chama pelo Pai é o nome original. E o jeito pelo qual o Pai chamava o Filho é o nome original do Filho. "Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade." (Isaías 63.16) O nome original de Deus é Pai. E qual é o nome original do Filho? "Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo-sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei;" (Hebreus 5.5) Então o nome original de Deus é Pai desde a antiguidade. "Portanto, orai vós deste modo: Pai-nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;" (Mateus 6.9) O teu nome é PAI. "E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus." (Mateus 23.9) Louvado seja o nosso Pai!

José Andrade

quinta-feira, 2 de abril de 2020

O IMENSO PRESENTE DE DEUS

"Ó Eterno, investiga minha vida; faz um apanhado de todos os fatos. Sou como um livro aberto para ti: mesmo de longe, sabes o que estou pensando. Sabes quando saio e quando volto: nunca estou fora da tua vista. Sabes antecipadamente o que vou dizer antes mesmo de eu iniciar a primeira frase. Olho atrás de mim, e lá estás. Depois para cima, e lá estás também: tua presença é constante em torno de mim. Isso é maravilhoso, embora eu não consiga compreender totalmente." (Salmo 139.1,6) Devemos aprender a andar com Deus e qual a vida que vivemos! Pois estamos sempre em sua presença! Dizia Paulo: "Acreditem, esforço-me para manter uma consciência limpa diante de Deus e do próximo em tudo que faço." (Atos 24.16) Porque "Agora Deus nos tem onde sempre quis. Tanto neste mundo como no próximo, ele quis derramar sobre nós graça e bondade, em Cristo Jesus. A salvação foi ideia e obra dele. Nossa parte em tudo isso é apenas confiar nele o bastante para permitir que ele aja em nossa vida. É um imenso presente de Deus! Não somos protagonistas nessa história. Se fosse o caso, andaríamos por aí nos vangloriando do que fizemos. Não! Nada fizemos, nem nos salvamos. Deus faz tudo e nos salva. Ele criou cada um de nós por meio de Cristo Jesus, e a ele nos unimos nessa obra grandiosa, a boa obra que ele deseja que executemos e que faremos bem em realizar." (Efésios 2.7,10)

José Andrade