terça-feira, 24 de março de 2020

A NOSSA UNIÃO COM CRISTO

"O homem sonha e faz planos, mas é o Senhor que realiza a sua vontade." (Provérbios 17.21) "Pois, se o Senhor dos Exércitos o determinou, quem poderá invalidá-lo? Se a mão dele está estendida, quem a fará voltar atrás?" (Isaías 14.27) "Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada." (Isaías 46.9,10) E o que dizer á declaração que "ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Daniel 4.34,35) Porque "Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo." (Efésios 1.11)

José Andrade

segunda-feira, 23 de março de 2020

O CONHECIMENTO E O ENTENDIMENTO

O conhecimento e entendimento de Deus estão muito além da compreensão do homem finito. E de acordo com os seguintes versículos, vemos como o homem pode vir a entender (ao menos, em parte) as coisas infinitas de Deus? Jesus - "Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou." (João 1.18) O Espírito - "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente." (I Coríntios 2.11,12) A palavra - "Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos." (Salmo 119.97,100)

José Andrade

sexta-feira, 20 de março de 2020

A PALAVRA DE CRISTO

A palavra de Cristo - "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." (João 6.63) Jesus sendo o verbo se fez carne. "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade." (João 1.14) Porque "Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer." (João 1.18) Sim, "A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada." (I João 1.2) Esta é a revelação da palavra de Cristo! Pois dizia o verbo da vida: "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (João 5.30) E "seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus." (I Coríntios 3.22,23)

José Andrade

quinta-feira, 19 de março de 2020

PELO OUVIR

Pelo ouvir - "Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." (Lucas 6.47,49) O fundamento do ouvir a palavra é a prática da mesma. Porque "A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro." (Colossenses 1.21,23) E pela fé no chão do evangelho possamos afirmar: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem." (Jó 42.5)

José Andrade

quarta-feira, 18 de março de 2020

A FÉ

A fé - "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem." (Hebreus 11.1) "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." (Romanos 10.17) A fé é um milagre da graça de Deus na nossa vida. A fé é a nossa reação diante da ação de Deus. "Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um." (Romanos 12.3) E sempre "fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé," (Hebreus 12.2) Quando Jesus diz: A tua fé te salvou! É porque essa pessoa recebeu a partir de Jesus essa forma de crer. Pois a fé não é nossa nem está connosco. "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." (Romanos 10.17) "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11.33,35)

José Andrade

sexta-feira, 13 de março de 2020

DOMINADOS PELO AMOR

Deus não me ama pelo que faço, ou deixo de fazer, mas porque Ele é Amor! Ele arranca-nos todo o medo e dá-nos dons e graça que são irrevogáveis. Pois "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo." (I João 4.18) "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis." (Romanos 11.29) Por isso "somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles." (II Coríntios 5.14,15) Esquecemos por vezes que as escrituras revelam a palavra e que por sua vez, é uma pessoa com suor, lágrimas e sangue nos amando incondicionalmente. "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8.38,39)

José Andrade

quarta-feira, 11 de março de 2020

A LISTA DA RELIGIÃO

Muitas vezes as pessoas preferem um pastor que diz estar cheio do poder de Deus a fim de efetuar milagres e não um pastor que se despe de si mesmo como o seu Senhor, e fala a verdade do que aconteceu na cruz a nosso respeito. Preferem um Deus místico da sorte e que vai dar certo, em vez de um Deus que lhes fala a verdade do que elas são. O maior milagre é abraçar a obra da salvação em Cristo. "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. (II Coríntios 11.14,15) A religião faz da lei uma lista de dependência em um Deus que parece mas não é. Anula a graça do que Jesus fez, para termos que fazer. É uma divindade que é sustentada pelo nosso desempenho. Se você orar ele faz, se você louvar ou sacrificar ele te abençoa, você é o fomentador de Deus. Mas o Deus das escrituras é diferente de todos os outros deuses. Os outros deuses, você trabalha para eles e o Deus das escrituras trabalha para nós. "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera." (Isaías 64.4)

José Andrade

quinta-feira, 5 de março de 2020

A VONTADE DE DEUS

A cruz nos dá "a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." (II Coríntios 5.19) "o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2.4) Pois "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (II Pedro 3.9) Por isso Jesus foi tão claro! "E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia." (João 6.39) E "Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz aceção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável." (Atos 10.34,35) "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,” (Tito 2.11) Sim "a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." (João 1.9) Esta é a vontade do Pai através do seu Filho Jesus Cristo, nosso salvador!

José Andrade


quarta-feira, 4 de março de 2020

A ESPERANÇA DE VIDA

"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." (Eclesiastes 9.9,10) Ou seja, o fim era "rumo aos mortos" (Eclesiastes 9.3) Assim era a forma que o sábio via a esperança de vida. O que se sabia era até a morte e não até o paraíso! Por isso a resposta para Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo." (João 11.25,27) E até aquele que nada merece mas antes do último suspiro de vida reconhece a Jesus, ele assim lhe responde: "Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." (Lucas 23.41,43) Jesus leva-nos de volta para o lugar aonde nos perdemos. Que gozo é estar em meu Senhor Jesus e não apenas com a minha mulher. Mas sim os dois em Cristo disfrutando a eternidade.

José Andrade

terça-feira, 3 de março de 2020

ENSINAMENTO CONTRA A RELIGIÃO

O maior ensinamento contra a religião veio da boca de um ladrão. Vamos observar! "Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." (Lucas 23.39,43) "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido." (Lucas 19.10) "e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (Filipenses 3.9,11) Que este ensinamento nos alcance e possamos abraçar a Cristo em seus pés!

José Andrade

segunda-feira, 2 de março de 2020

A VERDADEIRA LIÇÃO DE VIDA

Se não absorvermos o que Jesus falou e viveu para nos dar a verdadeira lição de vida, não temos o entendimento correto sobre quem é Deus e quem nós somos. Porque Cristo é essas duas naturezas. "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" (I João 4.2) Sim! "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele." (I João 4.9) E "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo-sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." (Hebreus 4.14,16) "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3.17)

José Andrade