sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

FALTA DE ENTENDIMENTO

"Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento;" (Isaías 5.13) Sim! "O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído." (Oseias 4.6) E isso "Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que clamem ao Altíssimo, nenhum deles o exalta." (Oseias 11.7) Ou seja, a maioria do povo não está disposto a colocar em prática a sua vontade segundo o seu entendimento. Por isso "Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR." (Isaías 11.1,2) É este que aqui é anunciado do qual devemos diligentemente buscar e saber o seu entendimento. O Senhor Jesus! Ou "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." (Isaías 40.28,29) Dá-nos o teu entendimento e saberemos a tua vontade Senhor!

José Andrade


quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

MAIS DO QUE UM IRMÃO

"O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18.24) "Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam." (Lucas 8.21) E "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." (João 15.13,14) Pois "O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles." (Salmo 25.14) E o que nos faz íntimos com Deus? A cruz que separou a inimizade! "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade," (Efésios 2.14) E nos fez "mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18.24) Que Amor irresistível! Sim! Que irmão tão íntimo e familiar tão chegado!

José Andrade

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

O ESPÍRITO DA PROFECIA

"Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Apocalipse 19.9,10) Quer ver e ouvir um profeta? Olhe para João Batista que foi segundo Jesus o maior de todos. E veja se o seu testemunho não foi ao rigor a respeito do Senhor Jesus. Por isso à que ficar atentos aos profetas que por aí aparecem e o que anunciam. "Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Apocalipse 19.10)

José Andrade

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

TIRANDO O TEMPLO

Tirando o templo da comunidade tiram-nos a razão de viver aqui neste lugar. Dizia um muçulmano numa reportagem televisiva. E é assim em todo o tipo de religião. Se tirar o templo, a bíblia, o altar de pedras com o pastor em cima, existem pessoas que Deus para elas acaba. Como se Deus depende-se de um lugar ou de alguém, para poder se comunicar com quem quer que seja. Deus usou até uma jumenta para falar com o profeta Balaão. "Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não." (Números 22.30) As pessoas religiosas têm que exteriorizar a fé em cima de um altar de pedras, fazendo um sacrifício monetário e doando por vezes todo o seu património, como prova diante de Deus que têm fé. É querer ligar-se a Deus sem o sacrifício de Jesus. Por isso o sacrifício de Jesus não trabalha dentro delas promovendo um novo nascimento e assim vivendo em novidade de vida. "Vós mesmos tendes demonstrado que sois uma carta de Cristo, resultante de nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos!" (II Coríntios 3.3) Sermos o templo deste Espírito do Deus vivo! E não dependermos de templos e homens!

José Andrade

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

NUNCA ME PERDI

Para a religião eu me perdi, mas dentro de mim nunca perdi Jesus e ele de mim tem cuidado. Porque Ele é tão claro quando afirma: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." (João 6.37,39) Pois "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14.21) O meu cuidado diário é: "Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos." (Salmos 119.10,12) Sim! Este sempre foi e será o meu maior desejo e de mim ninguém o arrancará!

José Andrade


segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A VIDA ETERNA

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17.3) Sim! "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17.17) Pois "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1.14) E em oração afirmava: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;" (João 17.20) Porque "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna." (João 6.44,47) "Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." (I João 5.10,12) "Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida." (João 5.24) E quando perguntaram: "Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado." (João 6.28,29) O qual "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (I Timóteo 2.4,5)

José Andrade

sábado, 18 de janeiro de 2020

FOGE DESTAS COISAS

"Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." (I Timóteo 6.9,11) Quantos homens de Deus procuram e permanecem no amor do dinheiro! Depois não sabem porque caíram na ruina e perdição! O concelho é tão claro: "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." (I Timóteo 6.11) E para seguir todas estas virtudes começa a partir de que, "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra." (II Timóteo 3.16,17) Pois toda a boa obra tem por princípio o caminho de Jesus que nos leva a toda a verdade, a fim de abraçarmos a sua vida! Sim, "as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." (João 6.63) "Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor." (Provérbios 8.35) Do qual não tem preço!

José Andrade

domingo, 12 de janeiro de 2020

O QUE ME CONSOLA

"O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica." (Salmo 119.50) Pois "É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida." (João 6.63) Por isso "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Romanos 10.17) Porque "Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." (Romanos 10.18) E "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." (João 14.23) É o Espírito da palavra que nos consola! Paulo afirmava: "E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica." (II Coríntios 3.4,6) Sim! É este o nosso Consolador!

José Andrade

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

ATÉ O DIA DE CRISTO

"Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?" (Jeremias 23.23) Pois "Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém pode se esconder num lugar onde eu não possa ver. Então vocês não sabem que estou em toda parte, no céu e na terra? " (Jeremias 23.23,24) Por isso Jesus afirmava: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6.44) Porque "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou." (Romanos 8.28,30) "Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". (Mateus 22.14) Sim! "Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?" (Tiago 2.5) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados." (Colossenses 1.13,14) E "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1.6)

José Andrade

sábado, 4 de janeiro de 2020

O CONHECIMENTO DA VERDADE

"E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:" (João 16.8) "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras." (João 16.13) Repare que o Espírito convence o homem do seu real problema e depois guia-o a toda a verdade. "Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei." (Gálatas 5.22,23) É aqui que assistimos hoje a pessoas dizendo que receberam o Espírito Santo e logo começam a sentir e a darem todos estes frutos sem que a árvore cresça e o fruto amadureça. Deus "deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," (I Timóteo 2.4,5) Este é toda a verdade que precisamos. Pois "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se." (II Pedro 3.9) Uma vez arrependidos recebendo esta verdade, estamos abraçando aquele que está pronto para nos perdoar de todo o nosso pecado. Porque Ele não é um santo milagreiro mas o Salvador!

José Andrade