terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O VERBO DA VIDA

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João 1.1,4) O verbo conjuga com todos os tempos. Mas os aplicativos dos apóstolos ao momento e circunstância, respeitando religião, costumes, hábitos, tradições, etc. Mas quando eu leio o verbo da vida leio a vida e o seu sentido. Pois "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1.9) Paulo dizia: "ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte." (II Coríntios 12.9,10) Mas tudo isto por amor de Cristo! Porque "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (I João 4.19) O verbo da vida "que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1.9)

José Andrade

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

SOSSEGA A MINHA ALMA

"Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo." (Salmo 131.1,2) Por isso o Pai afirmava: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações." (Isaías 42.1) Venhamos a exclamar: "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele." (Lamentações 3.24) e "A ti estendo as minhas mãos; a minha alma, qual terra sedenta, tem sede de ti." (Salmos 143.6) Pois "No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma." (Salmos 138.3) Jesus dizendo: "Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora." (João 12.27) Esta hora faz ele fazer o seguinte convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28,30) Senhor faz sessegar a minha alma!

José Andrade

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

ONDE ESTÁ A SABEDORIA?

"Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos." (Tiago 1.5) Por isso "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." (Tiago 3.13,17) Irmos a "toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos." (Colossenses 2.2,3) Pois só ele tem em si mesmo, toda a sabedoria e conhecimento que devemos pedir!

José Andrade

sábado, 21 de dezembro de 2019

E ISTO VOS SERÁ POR SINAL

“E deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2.7) Não havia lugar para nascer aquele pelo qual tudo foi feito. Por isso um anjo disse a uns pastores que guardavam os seus rebanhos em Belém: "E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura." (Lucas 2.12) Que forma mais comum e vulgar o sinal para nascer o nosso salvador! Por isso esta forma tão simples com a nossa estatura quando se afirma: “Pode também salvar perpetuamente aos que, por meio Dele, aproximam-se de Deus”. (Hebreus 7.25) Porque não havia lugar para eles na hospedaria! Mas que haja hoje na manjedoura do nosso coração lugar para ele nascer eternamente! E assim entendermos quando se diz: "Eu ajudei a você num dia quando a salvação estava sendo oferecida”. Agora mesmo Deus está pronto a dar-lhes acolhida. Hoje é o dia da salvação!“ (II Coríntios 6.2) Hoje é o Natal do meu e do seu coração! Sim, "Preparado está o meu coração, ó Deus;" (Salmo 108.1) Repouse e viva eternamente dentro dele! Aleluia! Seja esta a nossa oração!

José Andrade

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A CRUZ É LOUCURA

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (I Coríntios 1.18) "Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem." (I Coríntios 1.21) E Jesus sendo o verbo divino, dá-nos a fé para cremos nele. Sem o verbo encarnado eu não posso vê-lo. Ele é o autor e consumador da fé. "Falando novamente ao povo, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12) Por isso as escrituras afirmam que Deus é ´Espírito, é Amor e Luz. Quando Jesus diz: A tua fé te salvou! É porque essa pessoa recebeu a partir de Jesus essa forma de crer. Pois a fé não é nossa nem está connosco. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10.17) Ele sendo o verbo se fez carne. "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade." (João 1.14)

José Andrade

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

É DOM DE DEUS

"Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2.8) Porque precisamos ser salvos? Para entender a graça é preciso entender a queda. A extensão da nossa queda e o tamanho da graça de Deus e a sua disposição. Pois “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” (Atos 17.28) E de Deus "Todos se extraviaram." (Romanos 3.12) Tudo devia ter deixado de existir. Porque Deus é Santo e nós pecadores e não existe nada fora de Deus! Assim como é que um Deus Santo carrega em si pecadores? A santidade de Deus não devia nos lançar para a inexistência? Como a humanidade é a cabeça da criação, com a queda, toda a criação devia ter deixado de existir. Mas Deus faz todo um universo para fazer surgir a vida. Sendo a raça humana à sua imagem e semelhança. Se tudo existe não tem nada a ver connosco mas sim com Deus. Por isso "Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2.8) É uma disposição de Deus e não tem nada a ver com os nossos méritos. Ele não viu nada em nós mas em si mesmo. Seja o que for que nos manteve existindo, não tem nada a ver connosco: é dom de Deus.

José Andrade

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ENSINA-NOS A ORAR

"Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário." (Lucas 12.22,23) "Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino." (Lucas 12.29,31) Então "...Senhor, ensina-nos a orar," (Lucas 11.1) "E desse mesmo modo, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar. O Espírito, porém, ora por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras." (Romanos 8.26) E por favor, "Ouve a voz do meu clamor, ó SENHOR; tem piedade de mim e responde às minhas súplicas. Meu coração compreendeu o teu mandamento: “Buscai a minha face”, e por tua presença meu ser anela. Não ocultes de mim a tua face, não me afastes de ti em ira; tu tens sido o meu Advogado. Não me negues tua ajuda, nem teu amparo, ó Deus, meu Salvador! Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá." (Salmo 28.7,10)

José Andrade


sábado, 7 de dezembro de 2019

O QUE SE ESPERA

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem." (Hebreus 11.1) Mas cuidado porque "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (I Coríntios 15.19) "Jesus respondeu a eles assim: “Em verdade, em verdade vos afirmo: vós me buscais não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e vos fartastes. Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selo sobre Ele." (João 6.26,27) Trabalhar pelo alimento que nos dá a vida eterna! Porque não falar da mulher samaritana no poço de Jacó! "Jesus afirmou-lhe: “Quem beber dessa água terá sede outra vez; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” (João 4.13,14) "Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?" (João 4.28,29) Nem Jesus bebeu água do poço de Jacó, nem aquela mulher levou o seu cântaro com água. Mas ela levou dentro de si o significado da sua existência! A fé que me faz esperar pela eternidade, através do Espírito que me guia até Jesus e faz-me abraça-lo com o coração eternamente!

José Andrade


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

COMO SÃO FELIZES

"Uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele: — Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou! Mas Jesus respondeu: — Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela." (Lucas 11.27,28) Disse Jesus para Tomé, "Você creu porque me viu? — Disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!" (João 20.29) Porque os ensinos do passado declaravam: "Felizes são todos os que nele se refugiam." (Salmo 2.12) "Felizes são os homens, cuja força está em ti," (Salmo 84.5) "Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo!" (Salmo 106.3) "Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!" (Salmo 119.1,2) "Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos." (Provérbios 8.32) E "Agora então, ouçam, meus filhos, porque bem felizes serão todos os que seguem as minhas instruções. 33 Escutem os meus conselhos! Não os rejeitem, sejam inteligentes! Feliz aquele que está tão ansioso por me ter consigo, que me espera diariamente na entrada da minha casa, diante da minha morada! Porque quem me encontrar achará a verdadeira vida e tem a aprovação do Senhor." (Provérbios 8.32,35) "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.23) Por isso "Feliz aquele que está tão ansioso por me ter consigo, que me espera diariamente na entrada da minha casa, diante da minha morada!" (Provérbios 8.34) Sim! Faz de mim a tua morada!

José Andrade

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

POR MEIO DA FÉ

Moisés veio para mostrar-nos como o homem santo deve comportar-se, mas Jesus veio para revelar como o impuro pode ser limpo. "Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo." (João 1.17) E "onde o pecado abundou, superabundou a graça;" (Romanos 5.20) "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2.8) E assim também a graça reine pela justiça para vida eterna, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. O evangelho da graça de Deus, sempre volta o seu rosto para ao pecado, da mesma maneira que o médico olha para a enfermidade, ou a caridade atenta para a necessidade. Os dons do evangelho implicam pecado; a vida é para os mortos, a vista para os cegos, a liberdade é para os cativos, a limpeza é para os sujos, a absolvição é para os pecadores. Nenhuma bênção do evangelho é proposta como uma recompensa, e não se faz nenhuma convocação a quem reclama as bênçãos da graça como algo a que tem direito; os homens são convidados a vir e receber dons gratuitamente de acordo com a graça de Deus. E quais são os mandamentos do evangelho? O arrependimento. Todavia, quem se arrepende senão o pecador? E isso por meio da fé.

José Andrade

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ESTE O FEZ CONHECER

"E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer." (João 1.16,18) Porque "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e aquele a quem o Filho o desejar revelar." (Mateus 11.27) Afirmava Jesus! "E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou." (João 12.45) Ver o quanto "pois o próprio Pai vos ama, porque me amastes e crestes que Eu vim de Deus." (João 16.27) E "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6.37) "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8.38,39) Por isso "Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!" (Salmos 136.1)

José Andrade

domingo, 1 de dezembro de 2019

TRABALHADO POR DEUS

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." (II Coríntios 1.3,4) Deus não queria que Jó se arrepende-se do que fez, mas da sua justiça própria. Vejamos: "À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida." (Jó 27.6) Mas Isaías dizia que, "Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia;" (Isaías 64.6) Jó depois de ser trabalhado por Deus afirma: "Jó respondeu ao Eterno: “Estou convencido: tu podes fazer tudo, qualquer coisa! Nada, nem ninguém pode frustrar teus planos. Tu perguntaste: ‘Quem é este ignorante, que critica meus propósitos, se nada sabe?’. Admito, fui eu. Falei sobre coisas além da minha compreensão, fiz pouco das maravilhas que estão acima do meu entendimento. Tu me disseste: ‘Tenho algumas perguntas para você, e quero respostas diretas’. Agora confesso: antes eu ouvi falar a teu respeito; mas agora te conheço, pois vi com meus próprios olhos! Por isso, retiro tudo que disse, sou um miserável! E me arrependo profundamente, perdoa-me”." (Jó 42.1,6)

José Andrade