sábado, 30 de novembro de 2019

TEMPOS DIFÍCEIS

"Não penso que seja possível fazer uma só comparação entre os tempos difíceis de hoje e os bons tempos que virão. O mundo criado quase não se contém esperando pelo que vem a seguir. Tudo na criação sofre restrições. Deus a controla até que todas as criaturas estejam prontas e possam ser libertadas para os tempos gloriosos que virão. Enquanto isso, a alegria aumenta com a expectativa." (Romanos 8.20,21) Por isso Jesus afirmava: "Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” (João 16.33) E Tiago alerta desta forma: "Amigos, quando lutas e aflições os atingirem em cheio, saibam que isso é um presente especial. Vocês verão como a fé será fortalecida e como terão forças para continuar até o fim. Por isso, não desistam facilmente. Essa perseverança os ajudará a amadurecer e a desenvolver plenamente o caráter de vocês. Se vocês não souberem lidar com a situação por falta de sabedoria, orem ao Pai. É com muita alegria que ele os ajudará! Vocês serão atendidos, e não serão ignorados quando pedirem ajuda. Tenham toda coragem ao pedir e acreditem de verdade, sem pensar duas vezes. Os que duvidam quando oram são como as ondas do mar, levadas pelo vento. Não pensem que essa gente conseguirá receber alguma coisa do Senhor, pois nunca tomam uma atitude e sempre duvidam de tudo." (Tiago 1.2,8) A exclamação de Jó foi: "Jó respondeu ao Eterno: “Estou convencido: tu podes fazer tudo, qualquer coisa! Nada, nem ninguém pode frustrar teus planos. Tu perguntaste: ‘Quem é este ignorante, que critica meus propósitos, se nada sabe?’. Admito, fui eu. Falei sobre coisas além da minha compreensão, fiz pouco das maravilhas que estão acima do meu entendimento. Tu me disseste: ‘Tenho algumas perguntas para você, e quero respostas diretas’. Agora confesso: antes eu ouvi falar a teu respeito; mas agora te conheço, pois vi com meus próprios olhos! Por isso, retiro tudo que disse, sou um miserável! E me arrependo profundamente, perdoa-me”." (Jó 42.1,6)

José Andrade

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Á IMAGEM E SEMELHANÇA

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;" (Gêneses 1.26) E assim "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gêneses 1.27) O salmista dizia: "Quanto a mim, em retidão contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhança quando acordar." (Salmo 17.15) Mas "No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir." (Romanos 5.14) "Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;" (Romanos 6.5) "Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito." (II Coríntios 3.18) Porque "O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus." (Hebreus 1.3) E "se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente." (Colossenses 3.10)

José Andrade

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

QUANTA VERGONHA

"Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos." (II Coríntios 2.17) Assim falava Paulo! E estes falsificadores continuam circulando por aí. Confesso que um dia por ignorância aprendi assim e ensinava debaixo desta falsificação. Quanta vergonha e tristeza sinto quando penso em tão vergonhoso engano! "Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (II Coríntios 4.1,4) Desejo que a luz do verdadeiro evangelho alcance aqueles que estão debaixo desta falsificação! Para que a imagem de Deus na glória de Cristo os ilumine!

José Andrade

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O VERDADEIRO SIGNIFICADO

21 "Digam-me, os que insistem em se submeter à obediência à lei judaica: não compreendem vocês o seu verdadeiro significado? 22 Diz lá que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro de sua mulher que era livre. Mas houve uma diferença entre o nascimento do filho desta última e o da escrava: 23 o filho da mulher escrava nasceu duma tentativa humana para fazer cumprir a promessa de Deus. Mas o filho da mulher livre nasceu como o cumprimento do próprio Deus da sua promessa. 24 Ora estas duas mulheres representam os dois pactos que Deus fez com o povo. Agar, a mulher escrava, representa o Monte Sinai, onde o povo inicialmente se tornou escravo da lei. 25 E agora Jerusalém é exatamente como o Monte Sinai, na Arábia, porque ela e seus filhos vivem na escravidão. 26 Mas Sara, a mulher livre, representa a Jerusalém celestial. Ela é a nossa mãe. 27 Isto é o que Isaías profetizou: “Alegra-te tu, mulher que não tiveste filhos. Expande a tua alegria com cânticos, tu que não estás de parto! Porque tu que foste abandonada terás mais filhos do que a que tem marido.” (Gálatas 4.21,27) Este é o verdadeiro significado das coisas!

José Andrade

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

ABRINDO O ENTENDIMENTO

"E acrescentou: “Pois é necessário que o Filho do homem passe por muitos sofrimentos e venha a ser rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei; seja assassinado e, ao terceiro dia, ressuscite”." (Lucas 9.22) Assim exponha Jesus a verdade sobre a realização da sua obra. Para mais tarde após ressuscitar clarificar as mentes dos que o acompanhavam. "Em seguida, Jesus lhes explicou: “São estas as palavras que Eu vos ensinei quando ainda estava entre vós: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos!” Então, se lhes abriu o entendimento para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes afirmou: “Está escrito que o Cristo haveria de padecer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em Seu Nome seria pregado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. E vós sois testemunhas destes fatos. Eis que Eu sobre vós envio a promessa de meu Pai; contudo, permanecei na cidade, até que sejais revestidos do poder do alto!” (Lucas 24.44,49) Poder do alto para pregar pelo poder do Espírito o arrependimento e assim tratar no ser humano a doença que o fazia andar perdido. "Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;" (Lucas 18.31) "Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram." (Mateus 26.56) E "Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?" (João 24.25,26) "Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer." (Atos 3.18)

José Andrade

sábado, 23 de novembro de 2019

ALIMENTAR-SE DA VERDADE

"Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." (João 6.57) Porque “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (João 6, 35) Por isso o antigo concelho, “Confia no Senhor e faze o bem, habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmo 37.3,5) E dizia velho sábio: "Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus." (Provérbios 30.7,9) O concelho de Jesus é: O "Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6.8) Para termos a consciência como Davi: "Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces." (Salmo 139.1,4) Sim, alimenta-me da verdade!

José Andrade

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ATRAÍDOS PELO AMOR

"Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora." (João 12.27) Isto o quê? "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim." (João 12.32) Sim foi este o nosso ponto de encontro com o salvador! Atraídos com cordas de amor. Pois “Com amor eterno te amei; com amor leal a atraí para mim mesmo!" (Jeremias 31.3) Sim "Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor;" (Oseias 11.40) "Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer." (Isaías 53.10) Tudo para nos atrair! Pedro dizia: "Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. "Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse." (Atos 2.23,24) “O primeiro efeito da morte do Salvador é, ele verá sua descendência. Os homens têm uma descendência pela vida. Cristo tem uma descendência pela morte! Homens morrem e deixam seus filhos e não veem a sua descendência. Cristo vive e todos os dias vê a sua descendência posta na unidade da fé! Dizia Spurgeon.” “Pois, quanto a ter morrido, morreu de uma vez para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus," (Romanos 6.10) para não mais morrer!

José Andrade

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ANALISE TUDO

"Sejam alegres, em qualquer situação; orem o tempo todo; deem graças a Deus, não importa o que aconteça. É como Deus quer que vocês, que pertencem a Cristo Jesus, vivam neste mundo. Não apaguem o Espírito nem reprimam os que afirmam ter recebido uma palavra da parte do Senhor. Mas também não sejam ingênuos. Analisem tudo e guardem apenas o que for bom. Joguem fora tudo que tiver ligação com o mal." (I Tessalonicenses 5.16,22) O equilíbrio espiritual é tão importante para os nossos relacionamentos. "Portanto, não percam tempo em edificar sobre o que receberam, preenchendo a base da fé com bom caráter, entendimento espiritual, disciplina vigilante, paciência entusiasmada, admiração reverente, amizade calorosa e amor generoso, cada dimensão interagindo com as demais." (II Pedro 1.5,7) Pois "Se O Eterno não construir a casa, a obra dos construtores não passará de frágeis cabanas. Se o Eterno não guardar a cidade, o vigia noturno não servirá pra nada. É inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhar como um alucinado. Você não sabe que ele gosta de dar descanso a quem ama?" (Salmo 127.1,2) Sim "Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos." (Hebreus 3.6) Por isso analise tudo!

José Andrade

terça-feira, 12 de novembro de 2019

A SOMBRA

A sombra só enxerga quem é espiritual. Senão muitos textos nas escrituras nada nos diz. Hoje existe para leitura a falsa pena do Jerônimo. A chave da escritura é a sombra e isso para enxergar a luz que nos alcançou. "Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus." (Hebreus 10.1) Mas hoje “quanto mais o sangue de Cristo, que mediante o Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará completamente a nossa consciência de comportamentos que conduzem à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! Exatamente por esse motivo, Cristo é o Mediador de uma Nova Aliança para que todos aqueles que são chamados recebam a Promessa da herança eterna, visto que Ele morreu como resgate por todas as transgressões cometidas durante o período em que vigorava a primeira aliança." (Hebreus 9.14,15) Sim "aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” (João 4.14) Louvado seja o Salvador que clarifica a nossa vida!

José Andrade

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

LEMBRAR E CONSIDERAR

"Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; o que faz sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitam, e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como uma torcida. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo." (Isaías 43.15,19) Não lembrar nem considerar na consciência o que é antigo e nos fez sofrer, mas tomar de exemplo o concelho da lição de vida que ele proporcionou e qual é o novo caminho e a nova vida a seguir. "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele." (Jeremias 6.16) Sim, perguntar às veredas antigas qual é o bom caminho. E por isso a exclamação do Senhor Jesus! "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28,30) Sim, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;" (João 14.6)

José Andrade

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

 ENSINAR A VERDADE

"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações." (II Timóteo 3.16,17) Ou seja o servo falar o que ele vive. E essa vida vivida na prática diga respeito à relação para com os outros. "Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!" (Romanos 15.4,5) Quem dera muitos que se afirmam servos com a boca, vivessem dessa forma! Porque entre as escrituras e o meu próximo está a minha relação com Cristo Jesus! Ele foi bem claro afirmando: "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando! (João 15.12,14) Sim toda a escritura existe por causa da nossa relação com este Senhor, que é a fonte de todo o amor relacional!

José Andrade

domingo, 3 de novembro de 2019

A GUERRA E O PUNHO

Termos usado hoje por alguns pregadores! Guerra é guerra! E que tal pegarmos as armas do Senhor da guerra! O perdão e o amor! "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3.12,14) E sendo servo dizem alguns, aponto para tudo e todos o meu punho da vitória! E Jesus diz, dá a outra face! "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial." (Mateus 5.38,48) Penso que aquele que tem o Espírito de Deus maneja bem com essas armas!

José Andrade