quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O OURO E O ALTAR

Vi um anúncio um dia destes em que uma certa instituição religiosa convidava para um estudo bíblico sobre o ouro e o altar. Era reunião de servos! E logo pensei, que tal começarmos com as seguintes palavras de um servo levantado por Jesus: "Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda." (Atos 3.6) Logo conclui: Uns servos estudando o ouro e o altar. E este servo oferecendo a vida na porta do templo fazendo um homem coxo andar para uma nova vida! Por isso "se invocais por Pai aquele que, sem aceção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece." (I Pedro 1.17,23) Quem dera esse estudo ter chegado a esta conclusão!

José Andrade

terça-feira, 29 de outubro de 2019

AQUELE QUE PREGA

Aquele que prega "Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento. Pois existem muitos, principalmente os que vieram do Judaísmo, que são revoltados e enganam os outros com as suas tolices. É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro." (Tito 1.9,11) "Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (II Coríntios 4.1,4) "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória." (I Timóteo 3.16) Que responsabilidade pregar na sinceridade e consciência limpa diante de Deus, tão grande salvação!

José Andrade

sábado, 26 de outubro de 2019

NECESSITAMOS DE UMA SÓ COISA

"Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10.38,42) Maria pôs-se na posição certa ouvindo as palavras que saiam da boca do salvador. Assim como disseram os samaritanos para a mulher samaritana: " E muitos mais creram por causa da palavra dele; e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo." (João 4.41,42) Um carcereiro "disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa." (Atos 16.30,32) Por isso vamo-nos apegar ao mais perfeito concelho de Jesus: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10.41,42) Sim uma só coisa nos é necessária e esta é a escolha de Maria, na qual deverá também ser a nossa. Saber ouvir a sua voz!

José Andrade

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O FIM QUE ELE NOS DÁ

2 "Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2.2,8) Dizia Tiago que "O profeta Elias era um ser humano como nós." (Tiago 5.17) E noutra tradução: "Elias era uma pessoa frágil como nós." (Tiago 5.17) Nem que seja no último instante de vida ele age desta forma: "Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida." (Juízes 16.30) E depois da luta o fim que ele nos dá: "Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão." (Tiago 5.11) Que estejamos nele eternamente!

José Andrade

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

QUEM É MAIOR QUE O TEMPLO?

1 "Naquela época, Jesus passou pelas lavouras de cereal, em dia de sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas e comê-las. 2 Assim que os fariseus viram aquilo, disseram-lhe: “Vê! Teus discípulos estão fazendo o que não é lícito em dia de sábado!” 3 Mas Jesus lhes respondeu: “Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeram os pães da Presença, os quais a lei não lhes permitia comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? 5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e, contudo, são desculpados? 6 Pois Eu vos afirmo que aqui está quem é maior do que o templo.” (Mateus 12.1,8) Sim é nele que a minha culpa foi coberta! 1 "Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto, aquilo que a Lei fora incapaz de realizar por estar enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do ser humano pecador, como oferta pelo pecado. E, assim, condenou o pecado na carne, 4 para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a natureza carnal, mas segundo o Espírito." (Romanos 8.1,4) Porque o templo não é o que me cobre, mas aquele que é maior que o templo. ‘Pois nele vivemos, nos movimentamos e existimos’ (Atos 17.28) E assim "tudo o que existe é vosso, 23 e vós sois de Cristo, e Cristo de Deus!" (I Coríntios 3.22,23)

José Andrade

sábado, 19 de outubro de 2019

NESTES ÚLTIMOS TEMPOS

No novo testamento nós temos a experiência de Deus encarnado como homem e com os homens. "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14.9) Pois "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," (Hebreus 1.1) Sim "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1.3) "Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento." (Colossenses 2.3) "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Colossenses 1.16,17) Ele é antes de todas as coisas e tendo ele paradoxalmente sido o sacrificado antes de tudo, para a criação de tudo puder acontecer! Isto é o cordeiro imolado antes da fundação de qualquer coisa! "No livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13.8) "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Efésios 1.4) “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (I Pedro 1.20) A fonte da minha existência! O meu Salvador!

José Andrade

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

QUEM HÁ COMO EU?

"Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão-de vir." (Isaías 44.7) Pois o Senhor Jesus sempre foi anunciado! Entrou no nosso tempo limitado, para nos levar para a eternidade. "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há-de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." (Miqueias 5.2) Mas segue-se o concelho: "Não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os profetas antigos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o Senhor." (Zacarias 1.4) E "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos." (Jeremias 6.16) Por isso o convite novamente de Jesus: 28 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28,30) Sim! "Quem há como eu?" (Isaías 44.7)

José Andrade

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A LINGUAGEM DO AMOR E ORAÇÃO

8-10 "O amor nunca morre. A palavra inspirada um dia será esquecida; a oração em línguas vai passar; o entendimento alcançará seu limite. Nós conhecemos apenas parte da verdade e o que dizemos a respeito de Deus é sempre incompleto. Mas, quando o que é Completo chegar, tudo que é incompleto em nós deixará de existir. 11 Quando eu era bebê, no colo da minha mãe, eu balbuciava como qualquer bebê. Depois que cresci, deixei para sempre essas coisas de bebê. 12 Hoje, não vemos as coisas com clareza. Estamos como que num nevoeiro, enxergando com dificuldade por entre a neblina. Mas isso não vai durar muito. O tempo vai melhorar, e o Sol vai aparecer! Então veremos tudo tão claramente quanto Deus nos vê, conhecendo-o diretamente, assim como ele nos conhece! 13 Mas, por enquanto, até chegar a perfeição, temos três coisas que nos guiam até a consumação de tudo: confiança firme em Deus, esperança inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor." (I Coríntios 13.8,13) Na linguagem da oração 1-3 "Procurem viver uma vida de amor como se a vida dependesse disso — porque de fato depende. Entreguem-se aos dons que Deus dá. Acima de tudo, proclamem sua verdade. Se vocês o louvam quando falam línguas, Deus os entende, e ninguém mais, pois vocês estão compartilhando aspetos pessoais, e isso é entre vocês e ele. Mas, quando proclamam sua verdade na linguagem comum, vocês permitem que outros conheçam a verdade e com isso possam crescer, fortalecer-se e experimentar a presença de Deus com vocês." (I Coríntios 14.1,3)

José Andrade

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

A LENTE DE CRISTO 2

Comentei á pouco tempo sobre uma publicação de um pregador, que com satisfação colocava um versículo das ecrituras sobre a queda percentual de uma outra instituição, da seguinte forma: "Que de súbito venha sobre os inimigos a destruição: sejam enredados pela própria cilada que me armaram, caiam na cova que escavaram para me matar e lá se arruínem de vez." (Salmo 35.8) Logo depois veio um outro pregador e afirma que aquela queda era apenas um sinal. Porque estavam se levantando contra um ungido do Senhor e contra a obra que ele estava fazendo. Portanto era contra o Dono daquela obra que se estavam levantando. Concluía que Deus é justo e não dorme. Ponto 1 "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira." (Provérbios 24.17,18) Ponto 2 "Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido." (Atos 4.26) Pedro citando o salmo 2. E neste mesmo salmo afirma: "Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei." (Salmo 2.7) Ou seja o Ungido ou Cristo! A nós cabe-nos estar debaixo desta unção. Ponto 3 A obra teve um autor e um executante: "Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus? Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (João 6.28,29) e "Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra." (João 4.34) "Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (João 19.30) Obra completa! Lembremos de Estevão após pregar sobre esta obra: 54 "Ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra Estêvão. 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. 57 Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele 58 e, lançando-o fora da cidade, o apedrejavam." (Atos 7.54,58) Estevão anunciou uma obra feita porque a função é anunciar. "Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas." (Marcos 16.15) Ponto 4 Deus é justo e não dorme: 43 "Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? 48 Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5.43,48) "Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva." (Efésios 4.26)

José Andrade

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

NÃO INVERTA OS VALORES

O altar, a oferta e o teu irmão. "Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta." (Mateus 5.23,24) Primeiro o culto na vida e depois o templo. Pois o templo é apenas um lugar de encontro para aqueles que prestam a Deus o culto com a própria vida. Tendo como templo verdadeiro a eternidade do seu Senhor Jesus no qual presta diante de Deus o verdadeiro culto e assim fazendo de nós a sua casa e morada dele e de seu Pai.

José Andrade

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A LENTE DE CRISTO

Não pude deixar de observar uma publicação de um pregador contra uma outra instituição da seguinte forma: "Que de súbito venha sobre os inimigos a destruição: sejam enredados pela própria cilada que me armaram, caiam na cova que escavaram para me matar e lá se arruínem de vez." (Salmo 35.8) Nas mesmas escrituras no livro a seguir, encontro a bondade de Deus e o seu conselho da seguinte forma: "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira." (Provérbios 24.17,18) E por fim nos dias de hoje encontro no Pastor verdadeiro a quem estes mesmos pregadores afirmam tantas vezes o milagre em seu nome e noutras coisas mais, o perfeito ensino. Pastor Jesus: 43 "Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? 48 Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5.43,48) É tão triste interpretar as escrituras sem a lente de Cristo e a sua graça!

José Andrade

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O AMOR DO ETERNO

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna." (João 3.16) "É por isto que o Pai me ama: porque entrego minha vida de livre vontade. Assim, sou livre para reavê-la. Ninguém a toma de mim. Eu a entrego porque quero. Tenho o direito de entregá-la, mas também de reavê-la. Recebi essa autoridade do meu Pai”." (João 10.17,18) “Saibam que eu os amei como meu Pai me ama. Permaneçam no meu amor. Se guardarem meus mandamentos, vão se sentir absolutamente em casa no meu amor. É o que tenho feito: guardado os mandamentos do meu Pai e permanecido no seu amor." (João 15.9,10) “Deixem-me dar a vocês um novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como amei vocês, amem uns aos outros." (João 13.34) É impossível não correr para os braços de quem nos amou, ama e amará desta forma tão clara e para todo o sempre! E recebendo a cada dia o seu amor possamos amar até os nossos inimigos! Amo-te meu tão grande Salvador!

José Andrade